Auto Clube: Acelerador Eletrônico

Acelerador Eletrônico

Acelerador Eletrônico - Drive by Wire (Parte final)

Na edição passada descrevemos o acelerador eletrônico e o seu pricípio básico de funcionamento. Nesta edição, mostraremos como testar os componentes que o compõe.

Já sabemos que o acelerador eletrônico é composto pelos seguintes componentes: • Sensor de posição do pedal: Conjunto de 2 potenciômetros que ficam junto ao pedal do acelerador. • Unidade de comando eletrônico - UCE: Central que monitora a posição do pedal e controla a borboleta de aceleração. • Sensor duplo de posição da borboleta: Sensor instalado no corpo de borboleta que fornece à UCE o correto posicionamento angular da borboleta de aceleração. Sem esta referência a rotação do motor fica limitada a 2200 RPM. • Motor do acelerador: Motor elétrico instalado no corpo de borboleta que, sob comandos da UCE, atua diretamente sobre a borboleta de aceleração.

Teste do motor do acelerador

O teste do motor do acelerador (borboleta motorizada) deve ser efetuado quando não se observa o acionamento da borboleta de aceleração. Quando o acelerador eletrônico estiver inoperante. Vale lembrar que com a chave de ignição ligada (motor parado) pode-se facilmente escutar o “zunido” característico de alimentação do motor do acelerador.

Atenção: Efetuar os testes obedecendo a seqüência. Antes, efetuar o Teste de Carga da Bateria.


1º Teste (teste de alimentação do motor do acelerador - terminal 4)

• Ligar a ignição sem dar partida.

• Selecionar o multímetro na escala volts (VDC).

• Medir a voltagem no fio preto e marrom do sensor ligado ao terminal 4 do conector do corpo de borboleta.

• A tensão deve estar entre 1,00 e 1,50 volts VDC.

• Dar partida no motor.

• Em marcha lenta, com o motor aquecido, a tensão deve estar entre 11,50 e 12,50 volts VDC.

A tensão varia de acordo com o indicado? Veja as variações Abaixo:




2º Teste (teste de alimentação do motor do acelerador - terminal 1)

• Com a ignição ligada (sem dar partida).

• Conectar o analisador de polaridade no fio marrom do sensor ligado ao terminal 1 do conector do corpo de borboleta.

• Deve haver polaridade negativa.

• Dar partida no motor.

• Em marcha lenta, com o motor aquecido, deve haver polaridade positiva.


Dica1

Tabela de sinais* do sensor duplo de posição da borboleta de aceleração (interno ao corpo de borboleta).

*Nos terminais 5 e 6 o sinal do sensor deve variar entre valores de borboleta fechada e borboleta aberta sem saltos
ou interrupções. Para informações mais detalhadas, consulte os manuais específicos dos sistemas em questão.


Dica 2

Tabela de sinais* do sensor de posição do pedal do acelerador.

*Nos terminais 4 e 6 o sinal do sensor deve variar entre valores de borboleta fechada e borboleta aberta sem saltos
ou interrupções. Para informações mais detalhadas, consulte os manuais específicos dos sistemas em questão.