Auto Clube: Geral externa no câmbio do Maverick

Geral externa no câmbio do Maverick

Antes

Depois

- O que vc vai precisar:

-
Muita força de vontade, paciência e tempo.

- Ferramentas, solventes de limpeza, escova de aço (manual e no esmiril), tinta poliester, blocos de nylon (serve saboneteira do tensor de corrente da DT 180)

1- Retirando e limpando o câmbio.

- A parte mais complicada é sem dúvida retirar o câmbio, nesse caso o motor já não estava no carro, o que facilita muito as coisas, então foi só retirar os dois parafusos do coxim do câmbio, e soltamos também um lado da travessa. Cuidado pois o câmbio é pesado, para facilitar amarramos a capa seca nas travessas das torres (compartimento do motor), assim conseguimos ir soltado ele vagarosamente em direção ao chão, para soltá-lo do cardã, basta ir puxando ele para frente, nesse momento atenção pois irá vazar óleo da caixa, para evitar muita sujeita amarre um plástico na ponta assim que o cardã desencaixar (nós amarramos uma luva de latex).

- Não esqueça que o carro deverá estar a uma altura mínima do solo que permita a retirada do câmbio; para isso garanta uma sustentação estável e segura, não confie apenas em pequenos macacos, pois o serviço exige um pouco de força, e isso pode fazer o carro se movimentar; não esqueça a segurança, pois vc estará embaixo dele.

- Para a limpeza grossa, o básico, querosene ou algum tipo de solvente para o óleo e sujeira acumuladas com os anos, e uma boa máquina de alta pressão com uma escovinha ajudam bastante.

2- Pintura.

- Com o câmbio devidamente limpo, desmonte o trambulador e os braços externos; em seguida uma bela escovada (escova de aço) em todo o corpo do câmbio e capa seca, atenção para os cantos onde a sujeira e graxa se acumulam.

- Para promover uma melhor aderência da tinta, uma lixada superficial em todo o conjunto; e um primer automotivo (aqui usamos PU).

- Depois do primer seco; aplicamos duas camada de tinta poliester em todo o conjunto.

3- Trambulador, braços e buchas

- O trambulador merece um tratamento a parte; depois de muitos anos de serviços é natural que existam folgas e desgastes que acabam refletindo na qualidade do engate das marchas.

- Desmonte todas as peças e retire toda a tinta velha, sujeira e ferrugem (escova de aço).

- As principais peças de desgaste são as buchas; do trabulador e dos braços de engates, em ambos os casos faremos buchas novas em nylon, que são duráveis e relativamente fáceis de se fazer (alem de terem uma "lubrificação" natural). Para a bucha do trambulador usamos a saboneteira do tensionador de corrente da DT180 (vc encontra em lojas de peças de motos por menos de R$ 3,00), daí é só dar a forma que vc vai precisar.

- Primeiro corte a base da saboneteira (tirando os furos originais) para deixar o bloco um pouco menor, deixe boa margem para vc ir acertando o tamanho depois, se cortar demais e ficar folgado vc perde a peça.

- Faça então um furo no sentido longitudinal da peça; esse furo será para passar a haste do braço articulável, procure uma broca que tenha espessura igual a da peça, pois ela tem que entrar de maneira justa. A haste do braço articulável é "chata" ou seja mais larga que alta, a broca deve ter o tamanho da altura, depois para aumentar a largura vc terá que fazer um furo "oblongo" e isso vc poderá fazer com a própria broca trabalhando ela lateralmente. O segredo aqui é fazer realmente um furo justo para a haste, não apertado e nem frouxo, justo! Pois apertado a peça poderá quebrar quando da instalação final e froxo ela terá jogo. Então melhor ir fazendo e testando vagarosamente até achar que está certo.

- Uma vez feito e testado o furo longitudinal, vc vai colocar a peça até o pequeno ressalto em forma de circunferência na base da haste (mas não force para entrar), está na hora de fazer um furo no sentido vertical, esse furo servirá justamente para travar a peça no ressalto em forma de circunferência. A broca nesse caso deve ser do diâmetro do ressalto (maior que a broca do furo longitudinal) e deverá atravessar o furo longitudinal a uns 2 cm do final da peça.

- Ainda não coloque a peça até o fim ao ponto dela travar no ressalto, deixe para fazer isso apenas uma vez, pois ao tirá-la poderá haver danos no encaixe, ou seja é uma peça para encaixar uma única vez, então deixe para fazer isso no momento definitivo.

- Agora vc precisa acertar as dimensões externas da peça; para isso vc deve considerar basicamente duas coisas: 1 - o encaixe com o trabulador, devendo ficar justinho mas não apertado; 2 - a espessura que irá ficar entre os buracos e a parede final da peça, como os furos foram feitos com furadeira é natural que eles fiquem meio tortos, quando for definir o tamanho final da peça, atente para que as espessuras das paredes fiquem constantes, paredes muito finas arrebentarão durante o uso.

- Com as peças do trambulador desmontadas, verifique também as outras folgas existentes, as buchas das hastes normalmente estão desgastadas, e nesse caso novas buchas podem ser torneadas também usando o nylon como material base. Um pintura de alumínio foi aplicada sobre as peças para dar uma renovada nas peças com mais de 30 anos.

- Um pintura de alumínio foi aplicada sobre as peças para dar uma renovada nas peças com mais de 30 anos. Antes da montagem do Trambulador, não esqueça de lubrificar os eixos (graxa).

- Depois é só remontar; e regular o trambulador, o manual de serviço orienta que a base do trambulador seja ajustada a ficar paralela ao eixo do câmbio. Antes de colocar o câmbio novamente no carro não esqueça do trabalho que o serviço de desmontagem dá, então vale a troca pelo menos do óleo e dos retentores.